Sistema de som automotivo: saiba como avaliar!

Entenda como identificar a presença de graves, a dinâmica de áudio e todas as características de um bom sistema de som automotivo

Um sistema de som automotivo apresenta diversas características para atender a necessidade e o gosto de cada motorista.

Vale destacar que, segundo a Associação Nacional da Indústria da Música e Áudio Profissional (Anafima), o Brasil é o segundo país que mais produz alto-falantes, atrás apenas da China, tamanha a paixão dos brasileiros por carros e seus acessórios.

No entanto, o interior de um veículo apresenta diversos desafios para que o sistema de som automotivo ofereça a melhor qualidade de áudio para o motorista e passageiros.

Por isso, preparamos esse artigo sobre como avaliar o componente. Boa leitura!

Saiba também: Som e acessórios para carro: saiba o que levar em consideração ao mexer no som do veículo

Confira como avaliar um sistema de som automotivo

Resete as definições do aparelho de som

Antes de partir para a avaliação de um sistema de som automotivo, é preciso resetar as definições de áudio para que não interfiram no diagnóstico.

Para isso, acesse as configurações do seu aparelho e redefina os controles de áudio, com graves, agudos, balanço e fade, para ‘0’ ou normal.

Em seguida, prepare uma playlist com músicas de estilos variados e em alta definição, de preferência em formato MP3, com 320 kbps.

Identifique a resposta dos graves

Agora chegou o momento de realizar a primeira avaliação que é a resposta dos graves, que precisa ser equilibrada, sem exageros e distorções, mas ao mesmo tempo incisiva.

Vale perceber também se o grave não esconde as outras faixas, como os médios e os agudos. Caso isso aconteça, diminua o loudness no seu aparelho.

Atente-se a uniformidade espectral

Em seguida, é necessário conferir se as regiões, com graves, médios e agudos, possam ser ouvidas com clareza, sem sobreposição, com boas transições e de maneira equilibrada.

Perceba a existência da projeção do áudio

Um bom sistema de som automotivo também deve proporcionar a projeção do áudio, que é a capacidade de oferecer uma ordem tridimensional, com altura, largura e profundidade.

O objetivo desta característica é garantir a experiência de imersão aos ocupantes do veículo com um áudio de qualidade.

Confira a capacidade dinâmica do sistema

Por fim, a capacidade dinâmica é a habilidade de apresentar um som equilibrado em todas as variações de volume, desde os mais baixos até os mais altos.

Assim, em sistema de som automotivo de qualidade, o áudio deve ser equilibrado e agradável independentemente do volume selecionado pelo motorista.

Você pode se interessar por: Alto-falante woofer e subwoofer: qual a diferença?

Conheça uma loja especializada em serviços automotivos e garanta o melhor som no seu veículo

Agora que você já sabe como avaliar um sistema de som automotivo, é preciso conhecer uma loja especializada que tenha os melhores aparelhos e serviços de instalação e manutenção.

Neste caso, a Razor é a melhor opção! Oferecemos uma série de serviços automotivos com excelência e qualidade comprovada. Confira os principais:

  • Insulfilm: instalação e troca de película de proteção com qualidade de padrão internacional.
  • Alarmes: dispositivos e sistemas de proteção para o seu carro ou moto
  • Som, imagem e mídia: instalação e manutenção.
  • Manutenção: de vidros, travas e sistemas elétricos de todos os modelos de veículos.
  • Peças e reposição: grande variedade de itens para reposição imediata ou sob encomenda com a garantia Razor de procedência e qualidade.
  • Vidros e travas: conversão de vidros e travas manuais para sistemas elétricos em todos os modelos de veículos.

Entre em contato com os nossos especialistas e tenha os melhores serviços para o seu carro!

Compartilhe agora