Cada vez mais podemos perceber como somos afetados em nosso dia-a-dia por novidades tecnológicas, que se infiltram em nossas tarefas, gostos e hábitos. Algumas dessas atualidades servem para nos beneficiar, e outras nem tanto assim. Porém não há como fugir, elas estão presentes em nossas vidas, e a tendência é que essa presença seja cada vez mais forte e frequente.
A cada dia estamos mais conectados à coisas, sejam elas simples como aparelhos eletrônicos ou mais complexas como carros. Essa nova forma de “relacionamento” traz inevitavelmente novos comportamentos por parte das pessoas e impacta diretamente em nossa sociedade.
É bem provável que você já tenha ouvido que o mundo muda de forma cada vez mais acelerada — e por mais clichê que isso pareça, é verdade. Parte disso é reflexo do desenvolvimento da tecnologia e inovação, duas frentes que ganharam muita força nos últimos anos e mudaram a forma como nos relacionamos com outras pessoas e também com os bens de consumo.
Neste post nós falaremos de forma específica sobre os impactos que já podem ser percebidos em relação aos automóveis e sobre as tendências para os próximos anos. Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto e, de quebra, conhecer o que vem por aí, então não deixe de conferir este post completíssimo até o final!
Boa leitura!
Tecnologia e inovação: a mudança no mercado automobilístico
Não há como escapar: o mercado automotivo vive um período de mudanças frequentes e aceleradas — isso é fato. Tecnologia e inovação têm um papel indispensável nesse processo, prometendo revolucionar ainda mais esse período de transformações.
O processo começou há alguns anos e aconteceu com foco em trazer ainda mais conforto e segurança para os motoristas e os passageiros. Basta alguns minutos para pensar em entregas significativas que promoveram a automação de alguns processos, a instalação de alguns itens e/ou outras mudanças que fazem toda diferença.
O setor automotivo investe e movimenta milhões de dólares em todo mundo com o objetivo de moldar o uso e o consumo nos próximos anos. As novidades prometem seguir essa mesma linha, tornando os deslocamentos mais seguros e independentes (e o carro autônomo, que se movimenta por conta própria, está entre as principais apostas).
As tecnologias recentes também trarão muitos impactos. Big Data, Inteligência Artificial, Internet das coisas e Machine Learning são só alguns dos exemplos que revolucionam a forma como lidamos com as novas tecnologias. Elas já incorporam mudanças muito profundas, mas estão longe de ser as únicas.
O uso de softwares, impressoras 3D e sistemas computacionais nos veículos também terá um papel muito significativo no mercado automotivo. É bom que todos estejam preparados para viver um período de transformações aceleradas!
O diferencial do Big Data
Todas as tecnologias ligadas aos carros citadas anteriormente são muito importantes, mas gostaríamos de nos aprofundar um pouco mais no Big Data. Afinal, ele pode servir como uma ótima base para toda essa transformação, já que oferece acesso a uma grande quantidade de dados gerados pelos veículos (que estão cada vez mais conectados) e pelos próprios usuários.
No entanto, toda essa riqueza gerada pode se perder caso não seja devidamente aproveitada. Justamente por isso, os profissionais com conhecimentos em análise de dados e ciência ganham cada vez mais espaço — principalmente graças à tendência de carros digitais.
A conexão permite entender como os motoristas se movimentam, o estilo de vida, os trajetos mais comuns e vários outros detalhes. Um exemplo próximo da realidade de muitas pessoas hoje é o Waze, um aplicativo com atualização em tempo real sobre o fluxo de trânsito e outras questões de deslocamento (como sinalização de radares e buracos na via).
Outra opção comum é o Moovit, que ajuda muito a quem precisa se movimentar por meio do transporte público. Por lá é possível ter informações sobre o transporte usado e o trânsito da rota. Esse é mais um exemplo do uso de dados para uma mobilidade mais confortável!
Além disso, já existem algumas iniciativas brasileiras que apontam nesse sentido. Inovações digitais como “Minha Sampa”, “Meu Rio” e “Mapas Coletivos” oferecem informações importantes em tempo real para que as pessoas tenham mais qualidade de vida no trânsito.
O importante é entender que o comprometimento de todos pode estar aliado às tecnologias e à inovação. Essa é uma ótima maneira de garantir resultados melhores quando o assunto é mobilidade urbana e questões relacionadas ao trânsito.
A necessidade de ter um bem de consumo
A conectividade e a mobilidade dão sinais de que devem estar entre as principais prioridades dos próprios consumidores. Não há como fugir: todos querem carros conectados e seguros, mas é bom deixar claro que isso não significa que o veículo precise ser de propriedade do motorista.
As próximas gerações trarão um pensamento ainda mais ecológico e estarão preocupadas com os novos hábitos de consumo. Assim, o carro deve estar conectado com outras ferramentas digitais adotadas pelos usuários, mas pode ser usado e compartilhado por um grupo muito maior de pessoas.
Tendências para os próximos anos
Como você pode perceber, as mudanças são muito agressivas para o setor automotivo e alguns especialistas já começam a levantar quais seriam as tendências para os próximos anos. Se você é o tipo de pessoa que gosta de estar antenada, então não deixe de ler os tópicos a seguir!
Compartilhamento de carros
Essa é uma tendência mundial para os próximos anos e que já tem muita força na Europa. A novidade chegou ao Brasil em 2010, mas somente agora começa a ganhar um pouco mais de espaço e atenção por aqui.
Uma evidência disso é que agora temos mais pessoas que conhecem essa opção de mobilidade e que passaram a adotá-la. Ainda assim, seguindo a tendência de que as novas gerações têm cada vez menos apego com bens de consumo, então a opção é uma ótima aposta e deve ganhar cada vez mais adeptos.
A opção mais famosa no Brasil é o Moobie, que opera em São Paulo e permite que as pessoas aluguem um veículo de um cidadão comum ou, caso tenham um carro parado, consigam alugar o automóvel para outras pessoas também.
Tudo isso é feito 100% online por meio de um aplicativo e conta com preços bem competitivos — consideravelmente menor que o de locadoras tradicionais. Essa é mais uma prova de que a economia compartilhada chega com cada vez mais força e com propostas consistentes!
Modelos de automóveis do futuro
Os modelos que veremos nas ruas também passarão por transformações nos próximos anos. Os carros devem ser cada vez mais modernos e leves — dois pontos relacionados com uma melhor performance e, de quebra, com uma maior responsabilidade ambiental.
Entre os modelos futuristas, quatro pontos chamam muito a atenção: a necessidade de reduzir a emissão de gases, preços acessíveis, foco em segurança, conveniência para otimizar o tempo e espaço. Ter todos esses aspectos em um modelo envolve muita inovação. Muitas das mudanças que vivenciaremos seguirão esses direcionamentos.
Modelos autônomos
Andar em um carro que não conta com um motorista pode parecer uma ação muito futurista, mas essa realidade está bem próxima de cada um de nós. Impressionante, não é mesmo? Além de todo o encantamento de andar em um veículo desse tipo, é bom saber que as boas notícias não acabam por aí.
Essa também será uma ótima forma de aproveitar melhor o tempo de deslocamento. Reflita conosco: sabe as horas que você perde quando dirige de um local para o outro? Todas elas poderão ser aproveitadas para colocar as leituras e os estudos em dia ou para se divertir com games.
Os carros autônomos surgiram há algum tempo como uma aposta da Tesla, mas grandes potências, como o Google, já estão de olho nesse novo mercado. Os modelos desse último já estão sendo testados em algumas ruas norte-americanas e prometem estar disponíveis (em quantidades reduzidas, claro) nos próximos anos.
Como essas novidades chegam nos Estados Unidos, é bom lembrar que a regularização dos Estados terá que passar por revisões, já que muitas pessoas ainda apresentam certa resistência com esse modelo de meio de transporte.
Ainda assim, os testes têm revelado que esses carros promoverão um deslocamento ainda mais seguro aos passageiros. É isso mesmo: grande parte dos acidentes de trânsito são causados por alguma falta de atenção do motorista, então contar com os carros autônomos é uma ótima maneira de resolver isso.
Essa solução promete ter cada vez mais força! Um indício dessa tendência é que cada vez menos jovens tiram carteira de habilitação em países desenvolvidos. Parte disso acontece porque eles sentem que não têm tanta necessidade de aprender a dirigir, pois podem contar com transporte público, locomover-se por meio de aplicativos (como Uber), desfrutar de caronas ou, em alguns anos, contar com os carros autônomos.
Melhorias de eficiência no motor e conexão
A necessidade de regularizar questões — como a poluição — faz com que muitas montadoras precisem investir na motorização. A inovação deve potencializar o trabalho de cada um dos motores, proporcionando um desempenho mais consistente (preferencialmente com os modelos híbridos).
Já citamos essa tendência em outros tópicos, mas não dá para negar que a “internet das coisas” chegará conectando muitos aparelhos eletrônicos — e os veículos não ficarão de fora disso.
Eles prometem estar conectados à rede móvel e, assim, evoluir em questões de rastreamento, mobilidade no trânsito e em outras facilidades. Essa realidade deve transformar ainda mais a relação das pessoas com os automóveis!
Poder para os fornecedores
As montadoras devem estar cada vez mais atentas a fornecedores que ofereçam equipamentos de alta tecnologia e inovação, economia de combustível e mais proximidade com a sustentabilidade. É isso mesmo: a regulação da emissão de gases do efeito estufa promete ser cada vez mais rigorosa e esse deve ser um grande diferencial.
Portanto, quem quiser atrair ainda mais clientes e oferecer um serviço diferenciado terá que ser mais atento a esse detalhe. Os fornecedores que investirem nesses pontos prometem se destacar bastante também.
Atenção para os países emergentes e foco no consumidor
O Brasil passou por um período crítico para o setor automotivo. Os últimos anos trouxeram queda nas vendas e na produção, o que culminou em um alto volume de demissões. Mesmo com tantas dificuldades, o Brasil e outros países emergentes continuam chamando a atenção das empresas do setor.
O espaço para oportunidades é grande, mas alguns pontos influenciam de forma direta a escolha das grandes marcas por países como o Brasil: a alta disponibilidade de mão de obra qualificada, os incentivos fiscais e a existência de uma forte cultura do carro.
Outro ponto que promete influenciar é a revolução digital e a possibilidade de atingir o cliente de forma específica e segmentada. As vendas ao consumidor final prometem ganhar força e revolucionar as lojas e as vendas online.
Tudo isso surge para melhorar a experiência de compra, seja por meio de um marketing personalizado ou de um gerenciamento próximo das relações com o cliente. Importante mesmo é entender que o comprador é o centro de todas as atenções e os esforços acontecem para que ele tenha uma experiência cada vez melhor.
Depois de ler este texto completíssimo sobre como tecnologia e inovação influenciam a relação das pessoas com os automóveis, esteja atento para cada um dos pontos levantados aqui. Você perceberá como todas essas novidades podem ser transformadoras para a mobilidade urbana e para a sua qualidade de vida.
Imagem: http://www.guysgab.com/what-to-expect-from-car-technology-in-2017/
Tags : central multimídia em São Paulo, central multimídia na Chacara Inglesa, central multimídia na Chácara Klabin, central multimídia na Saúde, central multimídia na Vila Brasilio Machado, central multimídia na Vila Clementino, central multimídia na Vila da Saúde, central multimídia na Vila do Bosque, central multimídia na Vila Firmiano Pinto, central multimídia na Vila Guarani, central multimídia na Vila Gumercindo, central multimídia na Vila Monte Alegre, central multimídia na Vila Santo Stefano, central multimídia no Bosque da Saúde, central multimídia no Jardim da Saúde, central multimídia no Jardim Previdencia, central multimídia no Mirandópolis, central multimídia no Parque Imperial, central multimídia no Planalto Paulista, central multimídia no São Salvador, novas tecnologias para carros, Tecnologia automotiva, tecnologia para carros