A constante busca por melhores tecnologias acontece atualmente em todos os setores e segmentos do mercado e atinge o mundo todo. Cada vez mais as pessoas se adaptam e adotam os avanços tecnológicos para facilitar suas atividades ou simplesmente para gerar mais diversão.

Quando estamos falando do setor automotivo não é diferente, e de olho nesse comportamento dos consumidores, os fabricantes buscam adequar os carros para atender essa demanda. Segundo um levantamento do Brookings Institute, as diversas marcas do segmento investiram algo próximo a US$ 80 bilhões em tecnologia autônoma e semiautônoma nos últimos três anos. Todo esse investimento tem como objetivo melhorar a segurança tanto dos motoristas quanto dos pedestres, e também gerar melhora no  fluxo de trânsito.

Atualmente no Brasil a tecnologia semiautônoma já está disponível em diversos modelos, com um valor elevado, é claro. Entretanto esses novos sistemas estão aos poucos sendo implantados em formatos mais acessíveis nos modelos de 2019.

Vamos mostrar a vocês algumas dessas tecnologias que prometem trazer mais conforto e segurança.

Central Multimídia: As centrais multimídia vieram para mudar a forma como nos relacionamos com nosso carro. A tela sensível ao toque permite facilmente o motorista controlar o ar condicionado, a navegação, o som e também os aplicativos de celular.

Dentre as opções as mais conhecidas são o Android Auto desenvolvida pelo Google e o CarPlay da Apple. Conectando o celular é possível fazer chamadas, enviar mensagens, acessar músicas, e diversos outros recursos.

Entradas USB: Também fazem parte dos “carros inteligentes”, fazendo com que seja possível carregar a bateria do celular e manter a utilidade. Ainda há opções de veículos que possuem tomada de energia 110 volts, que permitem carregar equipamentos de vídeo.

Faróis Inteligentes de LED: A prevenção de acidentes é um dos principais e mais importantes pontos que a tecnologia contribui e traz benefícios. Para diminuir as possibilidades de acidentes e proteger tanto quem está dentro quanto fora do veículo foram criados os faróis inteligentes de LED, que previnem acidentes à noite. Há também algumas opções mais completas que contam com lâmpadas giratórias, permitindo assim a visualização clara de pedestres, ao mesmo tempo que o controle automático de farol alto impede que a iluminação atrapalhe outros motoristas.

Teen Driver: Nesse caso o recurso é voltado aos motoristas jovens. Com funcionalidades que incluem ajuste para o carro dirigir em velocidade específica, controlar volume de som dentro do auto ou dar partida somente com os cintos de segurança colocados. Uma excelente opção para levar um pouco de tranquilidade aos pais.

Controle de Cruzeiro Adaptativo: O controle de cruzeiro adaptativo é uma tecnologia que possibilita o ajuste de velocidade com base no carro da frente, tornando desnecessário o ato de ficar acelerando ou freando. Em alguns sistemas mais completos, como o stop-and-go, o carro para totalmente, e quando possível volta a andar sozinho, facilitando muito a vida de quem está sempre no trânsito.

Câmera 360 graus: Nesse sistema é combinado câmeras nas laterais do carro com programação inteligente, a tela no painel mostra uma visão de cima para baixo do ambiente ao redor do carro. Dessa forma facilita a visão em cruzamentos, ao sair de uma garagem, e a enxergar os pedestres, evitando atropelamentos ou colisões.

Lane Keeping Assist (Assistente de Permanência na Faixa): É um sistema perfeito para os distraídos. Ele usa câmeras para detectar se o carro está saindo da pista determinada, e avisa o motorista através de um alerta visual, sonoro ou até vibração no volante ou assento.

Alerta de Trânsito Cruzado Traseiro: Um recurso que facilita a entrada e saída em vagas nos shoppings e estacionamentos de prédios, por exemplo, onde são muito comuns acidentes de carros em baixa velocidade. Os sensores embutidos na traseira do veículo alertam sobre a aproximação de outro veículo.

Frenagem Automática: Utiliza câmera ou radar que detecta carros, pessoas ou outros obstáculos com rapidez e precisão. Essa informação faz com que os freios sejam acionados automaticamente, diminuindo assim o impacto ou evitando uma batida. A parada é sempre muito brusca, por isso esse recurso deve ser acionado como última opção.

São tantas opções que fica fácil entender o conceito “carros inteligentes”, não é?! Mas por enquanto essas tecnologias ainda são pouco acessíveis para os carros mais populares, mesmo que esses representem a grande maioria de vendas no mercado brasileiro. O jeito é aguardar e acompanhar as inovações que vão chegando.

Fontes: https://carros.ig.com.br/colunas/carros-do-celio/2018-04-13/tecnologias-inteligentes.html

https://www.zf.com/southamerica/pt_br/corporate/products_services_corporate/product_range_corporate/…

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,