Nós já falamos anteriormente sobre a importância do mês de maio para o trânsito, um mês dedicado à conscientização sobre a responsabilidade de dirigir e a importância das boas práticas quando se está no volante.

O trânsito brasileiro está cada vez mais congestionado e caótico. São muitas pessoas que passam horas de seus dias no trânsito e, com isso, podem se tornar vítimas de acidente de trânsito.

Dirigir com cautela é muito importante para a segurança do motorista, dos seus passageiros e dos pedestres e a atenção ao dirigir é essencial, além de evitar muitos acidentes. Continue lendo, fique atento às nossas dicas e saiba como evitar acidentes de trânsito:

1. Faça a manutenção preventiva do seu carro

Muitos acidentes são causados por falta de manutenção no veículo. Pneus carecas, por exemplo, deixam a estabilidade do carro totalmente prejudicada, sendo assim, faça sempre a manutenção preventiva do seu carro, verificando os faróis, pedais, pisca-alerta e o sistema elétrico. Certifique-se de que o carro está em boas condições antes de sair com ele.

2. Respeite as leis de trânsito

As leis de trânsito existem justamente para evitar acidentes e proporcionar segurança aos motoristas e pedestres. Por isso, devem ser seguidas à risca, jamais sendo menosprezadas ou esquecidas.

Lembre-se, por exemplo, de usar o cinto de segurança sempre. Ele é obrigatório e salva muitas vidas. Preste atenção à sinalização da via, respeitando os limites de velocidade, a faixa de pedestres e os outros veículos.

Dê sempre a preferência e tenha em mente que atitudes egoístas podem se tornar acidentes, gerando conflitos desnecessários. Outra atitude importante é sempre manter distância segura do veículo à frente. Essas são ações simples, mas que vão ajudar a evitar acidentes de trânsito.

3. Esteja apto para dirigir

Muitos acidentes acontecem porque os motoristas não estavam em boas condições físicas ou mentais para dirigir. O cansaço é um exemplo de algo que pode ser fatal, por isso, deve ser evitado a todo custo. Durma um pouco e descanse antes de pegar a estrada, lembrando sempre de que não vale a pena dirigir cansado ou com sono.

E é claro: não pegue o veículo se estiver sob efeito de drogas ou bebidas alcoólicas. Com segurança não se brinca, não é mesmo? Se beber, não dirija. Vá de táxi ou peça para um amigo que não bebeu ir dirigindo.

4. Verifique a previsão do tempo

Sempre que possível, verifique a previsão do tempo para não ser pego de surpresa. Sabemos o quão fácil é dirigir em um dia ensolarado, mas as chuvas e neblinas prejudicam muito a visão dos motoristas, podendo, sim, causar diversos acidentes.

Em dias chuvosos você deve redobrar a atenção, andando sempre com cautela e com a velocidade reduzida para que o carro não derrape na pista e nem colida com outro veículo.

Se for dirigir sob neblina, também não deixe de reduzir a velocidade e aumentar a distância entre seu carro e o da frente, pois a pista fica úmida e escorregadia. Use o farol baixo sempre e fique de olho nas faixas de sinalização da pista. Evite realizar ultrapassagens e não se esqueça de sinalizar para qualquer manobra que for realizar.

5. Não use o celular ao dirigir

Muitos motoristas dividem atenção entre dirigir e mandar mensagens no celular, sendo essa a causa de muitos acidentes. Caso você precise utilizar o celular para responder uma mensagem ou atender uma ligação, pare o veículo em local apropriado e, só depois, pegue o seu telefone.

Seguindo nossas dicas temos a certeza de que você vai evitar acidentes de trânsito e trafegar com segurança com sua família.

6. À noite, use o farol de maneira adequada

Algo que causa muitos acidentes é a utilização do farol de maneira errada durante os períodos noturnos, principalmente em rodovias. Sempre que se cruza com demais veículos na estrada, é necessário baixar a luz emitida. Isso alivia a vista do motorista que vem em sentido contrário e facilita seu campo de visão. Porém algo que se vê, até com extrema normalidade nas estradas, são motoristas não baixando seus faróis, isso acaba por ofuscar a visão e, na ânsia por uma visão mais adequada, pode resultar em um acidente com graves consequências, uma vez que nas rodovias as velocidades são normalmente mais altas do que em vias municipais.

 

Fontes: http://www.portalautoshopping.com.br/blog/5-dicas-para-evitar-acidentes-de-transito/

https://bannetseguros.com.br/blog/8-principais-cuidados-para-evitar-acidentes-no-trnsito/

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,