Você entra em uma loja, ouve uma música ambiente agradável em um volume extremamente confortável, começa a olhar as prateleiras e balcões e passam-se diversos minutos sem que você perceba, tenho certeza que isso já aconteceu com você, certo?! Essa é a vantagem da sonorização de ambientes: tornar a experiência do cliente mais leve e prazerosa.
Em um mercado comercial cada vez mais competitivo, se destacar e alcançar um patamar de estabilidade não é somente uma questão de status, mas também de sobrevivência do negócio.
Muitas são as estratégias e meios para se chegar ao sucesso e uma delas que tem grande influência e proporciona ótimos resultados é a sonorização de ambientes — tornar um ambiente agradável e aconchegante é fundamental para atrair os clientes.
A música tem uma capacidade incrível de mudar o clima de um estabelecimento e interferir diretamente no estado emocional dos clientes. Confira neste post as vantagens da sonorização de ambientes para aumentar as vendas!
Sonorização de ambientes: uma estratégia interessante para aumentar as vendas
Sonorização de ambientes se resume em aplicações de técnicas para desenvolvimento de um projeto acústico que melhor se aplica a um espaço interno. O uso de equipamentos adequados e disposição correta do som, proporciona aos frequentadores uma experiência muito confortável.
Pode parecer simples, somente colocar caixas de som e uma música qualquer no ambiente e achar que os resultados serão satisfatórios, porém, a sonorização de ambientes é um processo que exige técnicas profissionais.
Tal complexidade se dá pelo fato da música ter uma capacidade impressionante de impactar tanto positiva quanto negativamente, um determinado público. Contudo, é preciso um planejamento adequado e entender qual a proposta da sonorização do ambiente e qual o objetivo dela.
O projeto de sonorização funciona como uma forma de proporcionar conforto e incentivo de compras, criando um clima de bem-estar sem atrapalhar o que acontece naturalmente no ambiente.
Quando instalada corretamente e de forma planejada em um estabelecimento comercial, a sonorização de ambientes oferece diversos benefícios que impactam positivamente os resultados e as vendas.
Mas se aplicada da maneira errada, sem o apoio profissional e estudo prévio, pode trazer malefícios ao ambiente como: irritação de clientes e funcionários, dificuldade de foco e atenção, problemas com sono e em casos extremos e exposição longa, a surdez e doenças cardiovasculares.
Principais vantagens da sonorização de ambientes
A sonorização de ambientes pode ser considerada como parte das estratégias de um negócio e apresentar diversas vantagens para a empresa. Confira algumas delas!
Aumenta a permanência de clientes da loja
Manter o cliente na loja pelo maior tempo possível é a chave para aumentar as vendas, pois quanto maior a permanência, maior será a possibilidade de fechar bons negócios. E, um ambiente que proporcione bem-estar alinhado a um bom atendimento são componentes fundamentais para alcançar esse objetivo — a música ambiente pode tornar o clima agradável e aconchegante.
Isso ocorre devido ao fato de música reduzir o estresse e o ritmo acelerado dos clientes que, mais calmos e com o humor equilibrado analisam melhor os produtos e aumentam as chances de compra.
Promove sensação de relaxamento
Os ambientes de trabalho geralmente são cansativos e estressantes para os funcionários e os clientes percebem essa energia em todo o atendimento.
É uma reação em cadeia que pode comprometer todos os resultados da empresa, pois os clientes quando notam que um ambiente e recepção não são agradáveis, dificilmente realizam compras.
A sonorização de ambientes é uma importante ferramenta para evitar esses problemas e promover a sensação de relaxamento para os funcionários e clientes. Além do som ambiente ficar agradável, a energia da equipe será ótima, seguida de um atendimento de excelência.
A música adequada para o ambiente comercial proporciona uma sensação de relaxamento para o público, o que pode motivar a fidelização, dependendo dos objetivos, produtos e serviços oferecidos.
Influencia o cliente na tomada de decisão de compra
É fato que um ambiente agradável e com bom atendimento proporcionam maiores chances de compra, sendo também notável que a sonorização de ambientes é um complemento capaz de criar um diferencial para a empresa e mexer com o emocional do cliente.
Todas essas circunstancias influenciam o cliente na tomada de decisão para fechar uma compra. Investir na sonorização de ambiente correta para o negócio é fundamental para ter sucesso e grandes resultados.
Aumenta as vendas
Estimular a comunicação entre as pessoas é importante para o mundo dos negócios e para isso acontecer é necessário contar com um ambiente favorável que proporcione aos clientes boas experiências, além da compra.
Estudos comprovam que a sonorização tem grande influência no aumento das vendas de uma loja, quando comparado com um ambiente que não tem música ambiente, ou seja, a música correta aplicada no estabelecimento ajuda a alavancar as vendas.
Como fazer a sonorização de ambientes de qualidade
É perceptível que fazer a sonorização de ambientes não é um processo tão simples o quanto parece. É fundamental elaborar um planejamento adequado e personalizado para ter bons resultados. Confira dicas imprescindíveis para fazer uma sonorização de qualidade!
Planejar a melhor playlist para os clientes
O público alvo do negócio deve ser levado em consideração em primeiro lugar na hora de planejar a melhor playlist para o estabelecimento. Portanto, nem sempre as músicas de gosto pessoal são indicadas para os clientes — é essencial pensar no que agrada ao público e tenha tudo a ver com o estilo e produtos da loja.
Manter a playlist atualizada
Como já percebemos, a música tem grande influência no estado emocional das pessoas e pode causar tanto reações positivas quanto negativas. Manter uma playlist atualizada e livre de repetições é fundamental para evitar o estresse.
Atualmente há diversos artistas e faixas nacionais e internacionais para ter uma playlist rica e sem repetições. Assim o público terá a sensação de sempre ouvir algo diferente no ambiente.
Ter cautela com a intensidade e estilo de música adequado para cada ambiente
Volume alto não é sinônimo de qualidade, pelo contrário, acaba causando desconforto e malefícios à saúde. Mesmo que a playlist seja ótima e com boas músicas é importante deixar no volume correto para que não incomode o público.
Outro fator essencial que se deve ter atenção é o ritmo de música indicado para o ambiente. Para isso é preciso considerar o estilo da loja, público alvo e produtos vendidos e definir uma playlist que tenha tudo a ver e traga empolgação ao cliente.
Se a loja tiver mais de um ambiente é aconselhável definir uma playlist para cada espaço.
Como você pode perceber a sonorização de ambientes é muito importante para uma empresa impulsionar as vendas e obter bons resultados. Um ambiente bem sonorizado é fonte inesgotável de boa vibração.
Fonte: https://listenx.com.br/blog/sonorizacao-de-ambientes/
Tags : aumentar consumo, benefícios de música em lojas, benefícios de sonorização em lojas, comerciante, como aumentar vendas na loja, consumidor, dicas para comerciantes, hábito de compra, hábito de consumo, ListenX, loja, música em loja, playlist para lojas, sonorização de ambientes, sonorização de ambientes em São Paulo, sonorização de ambientes na Chacara Inglesa, sonorização de ambientes na Chácara Klabin, sonorização de ambientes na Saúde, sonorização de ambientes na Vila Brasilio Machado, sonorização de ambientes na Vila Clementino, sonorização de ambientes na Vila da Saúde, sonorização de ambientes na Vila do Bosque, sonorização de ambientes na Vila Firmiano Pinto, sonorização de ambientes na Vila Guarani, sonorização de ambientes na Vila Gumercindo, sonorização de ambientes na Vila Monte Alegre, sonorização de ambientes na Vila Santo Stefano, sonorização de ambientes no Bosque da Saúde, sonorização de ambientes no Jardim da Saúde, sonorização de ambientes no Jardim Previdencia, sonorização de ambientes no Mirandópolis, sonorização de ambientes no Parque Imperial, sonorização de ambientes no Planalto Paulista, sonorização de ambientes no São Salvador, sonorização em lojas, sound branding