Você entra em uma loja, ouve uma música ambiente agradável em um volume extremamente confortável, começa a olhar as prateleiras e balcões e passam-se diversos minutos sem que você perceba, tenho certeza que isso já aconteceu com você, certo?! Essa é a vantagem da sonorização de ambientes: tornar a experiência do cliente mais leve e prazerosa.

Em um mercado comercial cada vez mais competitivo, se destacar e alcançar um patamar de estabilidade não é somente uma questão de status, mas também de sobrevivência do negócio.

Muitas são as estratégias e meios para se chegar ao sucesso e uma delas que tem grande influência e proporciona ótimos resultados é a sonorização de ambientes — tornar um ambiente agradável e aconchegante é fundamental para atrair os clientes.

A música tem uma capacidade incrível de mudar o clima de um estabelecimento e interferir diretamente no estado emocional dos clientes. Confira neste post as vantagens da sonorização de ambientes para aumentar as vendas!

Sonorização de ambientes: uma estratégia interessante para aumentar as vendas

Sonorização de ambientes se resume em aplicações de técnicas para desenvolvimento de um projeto acústico que melhor se aplica a um espaço interno. O uso de equipamentos adequados e disposição correta do som, proporciona aos frequentadores uma experiência muito confortável.

Pode parecer simples, somente colocar caixas de som e uma música qualquer no ambiente e achar que os resultados serão satisfatórios, porém, a sonorização de ambientes é um processo que exige técnicas profissionais.

Tal complexidade se dá pelo fato da música ter uma capacidade impressionante de impactar tanto positiva quanto negativamente, um determinado público. Contudo, é preciso um planejamento adequado e entender qual a proposta da sonorização do ambiente e qual o objetivo dela.

O projeto de sonorização funciona como uma forma de proporcionar conforto e incentivo de compras, criando um clima de bem-estar sem atrapalhar o que acontece naturalmente no ambiente.

Quando instalada corretamente e de forma planejada em um estabelecimento comercial, a sonorização de ambientes oferece diversos benefícios que impactam positivamente os resultados e as vendas.

Mas se aplicada da maneira errada, sem o apoio profissional e estudo prévio, pode trazer malefícios ao ambiente como: irritação de clientes e funcionários, dificuldade de foco e atenção, problemas com sono e em casos extremos e exposição longa, a surdez e doenças cardiovasculares.

Principais vantagens da sonorização de ambientes

A sonorização de ambientes pode ser considerada como parte das estratégias de um negócio e apresentar diversas vantagens para a empresa. Confira algumas delas!

Aumenta a permanência de clientes da loja

Manter o cliente na loja pelo maior tempo possível é a chave para aumentar as vendas, pois quanto maior a permanência, maior será a possibilidade de fechar bons negócios. E, um ambiente que proporcione bem-estar alinhado a um bom atendimento são componentes fundamentais para alcançar esse objetivo — a música ambiente pode tornar o clima agradável e aconchegante.

Isso ocorre devido ao fato de música reduzir o estresse e o ritmo acelerado dos clientes que, mais calmos e com o humor equilibrado analisam melhor os produtos e aumentam as chances de compra.

Promove sensação de relaxamento

Os ambientes de trabalho geralmente são cansativos e estressantes para os funcionários e os clientes percebem essa energia em todo o atendimento.

É uma reação em cadeia que pode comprometer todos os resultados da empresa, pois os clientes quando notam que um ambiente e recepção não são agradáveis, dificilmente realizam compras.

A sonorização de ambientes é uma importante ferramenta para evitar esses problemas e promover a sensação de relaxamento para os funcionários e clientes. Além do som ambiente ficar agradável, a energia da equipe será ótima, seguida de um atendimento de excelência.

A música adequada para o ambiente comercial proporciona uma sensação de relaxamento para o público, o que pode motivar a fidelização, dependendo dos objetivos, produtos e serviços oferecidos.

Influencia o cliente na tomada de decisão de compra

É fato que um ambiente agradável e com bom atendimento proporcionam maiores chances de compra, sendo também notável que a sonorização de ambientes é um complemento capaz de criar um diferencial para a empresa e mexer com o emocional do cliente.

Todas essas circunstancias influenciam o cliente na tomada de decisão para fechar uma compra. Investir na sonorização de ambiente correta para o negócio é fundamental para ter sucesso e grandes resultados.

Aumenta as vendas

Estimular a comunicação entre as pessoas é importante para o mundo dos negócios e para isso acontecer é necessário contar com um ambiente favorável que proporcione aos clientes boas experiências, além da compra.

Estudos comprovam que a sonorização tem grande influência no aumento das vendas de uma loja, quando comparado com um ambiente que não tem música ambiente, ou seja, a música correta aplicada no estabelecimento ajuda a alavancar as vendas.

Como fazer a sonorização de ambientes de qualidade

É perceptível que fazer a sonorização de ambientes não é um processo tão simples o quanto parece. É fundamental elaborar um planejamento adequado e personalizado para ter bons resultados. Confira dicas imprescindíveis para fazer uma sonorização de qualidade!

Planejar a melhor playlist para os clientes

O público alvo do negócio deve ser levado em consideração em primeiro lugar na hora de planejar a melhor playlist para o estabelecimento. Portanto, nem sempre as músicas de gosto pessoal são indicadas para os clientes — é essencial pensar no que agrada ao público e tenha tudo a ver com o estilo e produtos da loja.

Manter a playlist atualizada

Como já percebemos, a música tem grande influência no estado emocional das pessoas e pode causar tanto reações positivas quanto negativas. Manter uma playlist atualizada e livre de repetições é fundamental para evitar o estresse.

Atualmente há diversos artistas e faixas nacionais e internacionais para ter uma playlist rica e sem repetições. Assim o público terá a sensação de sempre ouvir algo diferente no ambiente.

Ter cautela com a intensidade e estilo de música adequado para cada ambiente

Volume alto não é sinônimo de qualidade, pelo contrário, acaba causando desconforto e malefícios à saúde. Mesmo que a playlist seja ótima e com boas músicas é importante deixar no volume correto para que não incomode o público.

Outro fator essencial que se deve ter atenção é o ritmo de música indicado para o ambiente. Para isso é preciso considerar o estilo da loja, público alvo e produtos vendidos e definir uma playlist que tenha tudo a ver e traga empolgação ao cliente.

Se a loja tiver mais de um ambiente é aconselhável definir uma playlist para cada espaço.

Como você pode perceber a sonorização de ambientes é muito importante para uma empresa impulsionar as vendas e obter bons resultados. Um ambiente bem sonorizado é fonte inesgotável de boa vibração.

 

Fonte: https://listenx.com.br/blog/sonorizacao-de-ambientes/

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,