O período de quarentena trouxe grandes mudanças para o cotidiano das pessoas que deixaram de frequentar lugares rotineiros e adotaram novos hábitos. Com essas mudanças, às vezes podemos esquecer de coisas que são importantes, estamos aqui pra te lembrar de uma delas: os cuidados com o seu carro.
Com a necessidade de isolamento devido a pandemia de coronavírus, o primeiro a ser esquecido é o nosso carro. Ele acaba ficando parado por semanas na garagem, praticamente sem uso. Entretanto, ele foi feito para andar e deixá-lo estacionado por longos períodos requer alguns cuidados para não afetar o seu funcionamento quando tudo voltar ao normal.
O mais recomendado é sair com o carro e rodar por dez minutos a cada cinco dias aproximadamente. Contudo, com esta atitude você estará quebrando o recomendável isolamento e colocando a sua saúde e a dos outros em risco. Para não precisar da ajuda de um mecânico quando a pandemia acabar, siga nossas dicas para deixar seu carro parado por longos períodos sem prejudicá-lo.
Cuidados com a bateria
A bateria já é conhecida por ser uma das primeiras peças que dá problema quando o carro está parado há bastante tempo. Isto porque vários equipamentos eletrônicos vão consumindo sua carga.
Em alguns casos, bastam poucos dias sem ligar o carro para que a bateria fique descarregada de vez. Isto ocorre, principalmente, quando a bateria está no final de sua vida útil.
Para que não ficar na mão, é preciso que o carro seja ligado a cada cinco dias mais ou menos, mesmo que ele não trafegue por ruas e estradas. O ideal é que ele fique ligado por uns quinze minutos. Pronto, já é o suficiente para o alternador carregar a bateria. Mas muito cuidado: isso só pode ser feito se sua garagem for aberta. Deixar o carro ligado em ambientes fechados pode ser perigoso devido aos gases tóxicos expelidos pelo escapamento.
Outra alternativa é desconectar a bateria. Fazendo isso você garante que a bateria consiga manter sua carga mesmo com o carro parado.
Caso seu carro seja elétrico ou híbrido plug-in, a recomendação dos fabricantes é deixar o cabo de carregamento conectado o tempo todo em que o veículo estiver sem uso.
Uma bela lavagem ajuda a conservar
Um dos primeiros cuidados com o carro, e um dos mais fáceis, é a lavagem. A primeira coisa a se fazer antes de desativar o carro é uma lavagem interna e externa. O acúmulo de sujeira e pó prejudicam a pintura e os plásticos do carro, especialmente dejetos de pássaros. Altamente ácidos, oxidam o verniz e causam manchas. Se ficarem no sol, podem até arrancar a tinta e expor a lata.
Na cabine, poeira e lixo acumulados são excelentes para a proliferação de fungos, bactérias e germes. Por isso, capriche na faxina interna. Se possível, utilize um germicida para higienizar as partes mais manuseadas, como volante, maçanetas, alavancas do câmbio e do freio de estacionamento.
Leia também: Moto parada na quarentena requer cuidados especiais
Para carros que ficam estacionados sob o sol, uma dica é utilizar uma capa protetora para protegê-lo dos raios ultravioletas. Se não der, colocar um papelão para cobrir o painel do carro já ajuda bem. Outro componente que pode ser prejudicado quando o carro fica muito tempo sem uso são as palhetas dos limpadores de para-brisa. Elas costumam ressecar e grudar no vidro, o que pode danificá-lo. Para evitar isto, deixe os limpadores levantados.
Ar-condicionado também deve funcionar
Assim como o motor do carro, o ar-condicionado não pode ficar muito tempo sem funcionar. Tente ligar pelo menos uma vez na semana e deixá-lo em funcionamento por alguns minutos.
Durante o isolamento, se possível, ligue o ar-condicionado junto com o aquecedor. Isso ajuda a fazer o ar circular e evitar problemas. Além disso, você ainda mata as bactérias que podem se alojar por lá e contaminar seu carro.
Carro mofado
É muito comum a ocorrência de umidade em garagens localizadas em subsolos, principalmente nas vagas dos cantos e encostadas nas paredes. Os vidros fechados não impedem a entrada da umidade e a cabine pode mofar se o carro permanecer fechado por muito tempo. Para evitar o problema, a dica é utilizar produtos antimofo para armários, normalmente vendidos em supermercados e lojas de material de construção.
Cuidado com os pneus quadrados
A falta de uso também pode prejudicar os pneus do seu carro. Quando ficam parados na mesma posição por muito tempo, os pneus recebem todo o peso apenas no ponto em contato com o chão. Como são compostos de borracha, sofrem deformação e podem ficar “quadrados”.
Tem uma dica importante aqui para evitar problemas nos pneus quando o carro está parado. Sabe a calibragem máxima indicada para o seu carro? Então, utilize essa medida nos quatro pneus quando ele for ficar muito tempo sem sair.
Também é uma boa ideia movimentar o carro dentro da garagem mesmo, só para os pneus rodarem. Faça algumas manobras com o carro para que a roda mude de posição.
Se não conseguir mudar os pneus de posição, uma dica boa é colocar tapetes de EVA embaixo das rodas. Eles são mais macios do que o chão e, com isso, evitam que o pneu sofra deformação.
Fonte: InstaCarro
Tags : ar condicionado, carro durante a quarentena, carro na garagem, carro parado, carro parado durante um período, carro sem rodar, carro sem uso, como cuidar de um carro que fica parado, cuidados, cuidados automotivos, cuidados com o ar-condicionado, cuidados com o auto, cuidados com o carro, cuidar do carro sem uso, período de carro parado, pneus quadrados, prevencão, Quarentena