A tecnologia faz parte do nosso dia-a-dia e está presente em diversas tarefas simples e corriqueiras que executamos diariamente. Hoje estamos habituados a utilizar e usufruir de diversos recursos tecnológicos que estão disponíveis, uma prova disso é como ficamos conectados aos nosso smartphones, smart TV`s, computadores e etc.

Em relação aos nossos carros não é diferente, muitas tecnologias são criadas e algumas se mostram muito uteis para melhorar a experiência ao volante.

As tecnologias automotivas auxiliam o motorista a conduzir o veículo de maneira segura e eficiente. Alguns sistemas já estão disponíveis nos carros vendidos no Brasil e funcionam como uma espécie de prévia de tudo que vem por aí com a chegada dos carros autônomos. O Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) separou quatro recursos que melhoram a vida a bordo.

Piloto automático adaptativo

Este dispositivo é uma evolução do piloto automático convencional, que registra uma velocidade e a mantém durante a viagem, acelerando ou desacelerando. No adaptativo, o carro ainda tem a capacidade de identificar a distância do veículo à frente e também frear conforme a necessidade – em algumas velocidades o sistema chega a parar totalmente o veículo para evitar uma colisão.

Assistente de permanência na faixa 

É um dispositivo capaz de movimentar sozinho o volante quando o veículo sai de sua faixa de rolamento por distração do motorista ou quando o condutor não sinaliza a mudança de faixa. Vale lembrar que o dispositivo não substitui a ação do motorista.

                            Leia também: Os 4 diferentes tipos de lâmpadas para faróis de carros

Detector de ponto cego

Às vezes, o motorista vai mudar de faixa e não vê um veículo que está ao seu lado. Isso acontece por causa do ponto cego, uma área que não faz parte do campo de visão do retrovisor. Graças a sensores ou câmeras instaladas em partes específicas do veículo, o detector de ponto cego informa sobre a presença de algum elemento no ponto cego e alerta o condutor por meio de uma luz indicadora ou um alerta sonoro.

Monitoramento de pressão dos pneus

Por meio de sensores na roda ou no pneu e indicadores no painel, esta tecnologia indica ao motorista a pressão de ar de cada pneu. Vale destacar que um pneu sem a pressão correra pode dificultar a condução do veículo e fazer com que o carro não responda adequadamente às manobras.

 

Fonte: https://garagem360.com.br/4-tecnologias-automotivas-que-melhoram-a-dirigibilidade-dos-carros/

Compartilhe agora


Tags : , , , , , , , , , , , , ,